Daqui para frente vai ficar cada vez mais dificil entrar numa reunião com equipes de marketing, vendas e novos negócios sem que se fale de redes sociais. Já virou consenso que não é possível ficar de fora.Um estudo recente realizado pela Burson-Marsteller identificou que 79% das grandes empresas estão usando pelo menos uma das plataformas mais populares de mídia social: Twitter, Facebook, YouTube ou blogs corporativos.
A agência Click lançou recentemente um vídeo que traça o mapa das redes sociais no Brasil, achei muito interessante:* 1 em cada 3 brasileiros está conectado a internet, isto corresponde a 70 milhões de pessoas.
* Só em 2008, 12 milhões de PCs foram vendidos, isto é exatamente toda a população de Tóquio.
* O brasileiro gasta em média, 23 horas e 12 minutos por mês conectado a internet – é o tempo exato da viagem de volta de Tóquio a São Paulo.
* Entre esses brasileiros 79% fazem parte de redes sociais – esses mesmos brasileiros gastam 6 horas por mês em baladas e 6 e 20 minutos nas redes sociais.
* As redes sociais agregam 55 milhões de usuários.
* Se orkut fosse um estado brasileiro, ele teria a maior população do país – teria um número de habitantes muito maior do que a Argentina inteira.
* Paralelo ao orkut a audiência do facebook cresceu 40% de maio a junho de 2009.
* A cada ano 492.750 horas de conteúdo são publicados no youtube. Se compararmos com a realidade das TVs abertas, a rede globo no mesmo período, produz apenas 4.500 horinhas de conteúdo.
* Os brasileiros já são a segunda maior audiência no youtube.
* 36% dos nossos internautas sobem vídeos e fotos todos os dias.
* O Brasil é o quarto pais onde mais se lê blogs.
* 2.600.000 brasileiros atualizam seus blogs diariamente.
* Em 2008, o Twitter cresceu 1382% e São Paulo é a quarta cidade do mundo que mais usa Twitter.
* Pesquisas apontam que 52% dos usuários já interagiram com marcas nestes ambientes e que * 80% das pessoas confiam em indicações feitas por amigos.
Diante de tantos motivos, não perca tempo, vale a pena expor a sua marca nas mídias sociais.
Vale lembrar que essas mídias requerem geração constante de notícias e conteúdos, ou de nada valeria a exposição. Portanto, antes de divulgar em um mídia social, planeje, crie notícias, gere assuntos que dêem a sua empresa uma imagem positiva no mercado.