Augi Marketing

O ápice da inovação


Daqui para frente vai ficar cada vez mais dificil entrar numa reunião com equipes de marketing, vendas e novos negócios sem que se fale de redes sociais. Já virou consenso que não é possível ficar de fora.
Um estudo recente realizado pela Burson-Marsteller identificou que 79% das grandes empresas estão usando pelo menos uma das plataformas mais populares de mídia social: Twitter, Facebook, YouTube ou blogs corporativos.

A agência Click lançou recentemente um vídeo que traça o mapa das redes sociais no Brasil, achei muito interessante:
* 1 em cada 3 brasileiros está conectado a internet, isto corresponde a 70 milhões de pessoas.
* Só em 2008, 12 milhões de PCs foram vendidos, isto é exatamente toda a população de Tóquio.
* O brasileiro gasta em média, 23 horas e 12 minutos por mês conectado a internet – é o tempo exato da viagem de volta de Tóquio a São Paulo.
* Entre esses brasileiros 79% fazem parte de redes sociais – esses mesmos brasileiros gastam 6 horas por mês em baladas e 6 e 20 minutos nas redes sociais.
* As redes sociais agregam 55 milhões de usuários.
* Se orkut fosse um estado brasileiro, ele teria a maior população do país – teria um número de habitantes muito maior do que a Argentina inteira.
* Paralelo ao orkut a audiência do facebook cresceu 40% de maio a junho de 2009.
* A cada ano 492.750 horas de conteúdo são publicados no youtube. Se compararmos com a realidade das TVs abertas, a rede globo no mesmo período, produz apenas 4.500 horinhas de conteúdo.
* Os brasileiros já são a segunda maior audiência no youtube.
* 36% dos nossos internautas sobem vídeos e fotos todos os dias.
* O Brasil é o quarto pais onde mais se lê blogs.
* 2.600.000 brasileiros atualizam seus blogs diariamente.
* Em 2008, o Twitter cresceu 1382% e São Paulo é a quarta cidade do mundo que mais usa Twitter.
* Pesquisas apontam que 52% dos usuários já interagiram com marcas nestes ambientes e que * 80% das pessoas confiam em indicações feitas por amigos.

Diante de tantos motivos, não perca tempo, vale a pena expor a sua marca nas mídias sociais.

Vale lembrar que essas mídias requerem geração constante de notícias e conteúdos, ou de nada valeria a exposição. Portanto, antes de divulgar em um mídia social, planeje, crie notícias, gere assuntos que dêem a sua empresa uma imagem positiva no mercado.

É realmente muito comum ouvirmos esta frase dentro das empresas, entre funcionários, entre agências e clientes, entre clientes e fornecedores. O blog da Revista Você S/A traz um artigo bem interessante que trata deste assunto. Vou tentar resumir e colocar um pouco do meu ponto de vista.

Muitos profissionais sentem enorme dificuldade de interagir com as suas equipes, com seus clientes, o problema é, quando você está de posse de algum conhecimento – algo tão singelo – fica difícil imaginar que o outro lado não compartilha da mesma informação. Desta maldição – saber algo que os outros não sabem – nascem os desentendimentos.
Mensagens aparentemente simples (para você!) tornam-se incompreensíveis emaranhados de palavras para seus interlocutores. Frases cristalinas (para você!) transformam-se em linguagem cifrada para quem te ouve. Por isso é importante não nos apegarmos às nossas próprias crenças, nossos juízos particulares e convicções pessoais. Seu interlocutor pode não ter a menor idéia do que você está falando e, para piorar, dificilmente ele vai confessar este descompasso.

Em alguns casos as pessoas não encontram brecha para pedir esclarecimentos e preferem seguir com o pouco (ou nada) do que foi falado.
Em alguns a vergonha de parecer burro ou ignorante é mais forte que o risco de se comunicar errado (tanto do transmite a mensagem quanto de quem a recebe).
Acredito que o segredo está em prestar atenção em seus receptores e adequar a mensagem ao dialeto deles. Ser humilde, conectar-se com as aspirações, contexto, valores e crenças das pessoas. Fazer algumas perguntas também pode ajudar muito.

Dica:
1. É melhor perguntar e parecer ignorante do que permanecer ignorante. O primeiro demonstra interesse o segundo cria riscos desnecessários.
2. Conheça o público com quem está falando, procure perceber se o que você disse ficou realmente entendido.
3. Procure entender a necessidade do seu cliente, pergunte, esclareça e tenha a certeza de que o que ele precisa foi realmente o que você entendeu.
4. Não segure a informação, compartilhe.

Evitar falhas na comunicação economiza tempo, minimiza o retrabalho e traz mais satisfação para todos.

Fechamos uma nova parceria e com isto quem ganha são os nossos clientes. A partir de agora em parceria com a SILVERNET passamos a oferecer diversas soluções em web. Esta é a união de dois excelentes serviços - CRIAÇÃO e TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Com isto passamos a oferecer Sites e Portais totalmente gerenciaveis, Intranets e Extranets, E-Commerce - entre outras soluções integradas. São inúmeras possibilidades de integração para o seu negócio.

Hoje participando de um grupo de discussões da Revista Exame PME, me deparei com uma questão interessante - Investir para Crescer ou Crescer para Investir - Muitos clientes pisam no freio quando o assunto é investimento em comunicação. Alguns dizem: "não! preciso crescer primeiro!" outros "quando tiver $$ vou pensar nisto!" . O caminho parece claro, mas as vias ainda são muito tortuosas.
Em tempos onde a palavra chave é redução de custos, as verbas de marketing e a comunicação são as primeiras a serem cortadas. E quando há possibilidade de investir, estas áreas são as últimas a serem lembradas. Para crescer é necessário investimento em comunicação, no entanto ainda há um longo caminho para que as pessoas entendam a importância de trabalhar a imagem da empresa, de colocar a cara no mercado e de trabalhar com campanhas contínuas para no médio e longo prazo conquistar resultados muitas vezes surpreendentes.

Momento de reencontrar os amigos e reestabelecer os contatos. As sócias da AUGI Marketing Simoni Labattaglia e Carolina Lima, visitaram o Hospital Bandeirantes - local onde trabalharam por muitos anos - e aproveitaram para conhecer o recém inaugurado Bloco A. A nova área está muito bonita e com instalações muito modernas. Foi um momento muito bom, onde aproveitamos para trocar experiências com antigos amigos do Hospital. Dr. Helio Castello, Andreia Santana, Elvira, Andréa, Cynthia, Dr. Mario Lucio, D. Cecília, Dr. Aidar, Dr. Medeiros e Sheila, foi muito bom reencontra-los e viver momentos muito agradáveis nesta terça-feira.