Augi Marketing

O ápice da inovação


É realmente muito comum ouvirmos esta frase dentro das empresas, entre funcionários, entre agências e clientes, entre clientes e fornecedores. O blog da Revista Você S/A traz um artigo bem interessante que trata deste assunto. Vou tentar resumir e colocar um pouco do meu ponto de vista.

Muitos profissionais sentem enorme dificuldade de interagir com as suas equipes, com seus clientes, o problema é, quando você está de posse de algum conhecimento – algo tão singelo – fica difícil imaginar que o outro lado não compartilha da mesma informação. Desta maldição – saber algo que os outros não sabem – nascem os desentendimentos.
Mensagens aparentemente simples (para você!) tornam-se incompreensíveis emaranhados de palavras para seus interlocutores. Frases cristalinas (para você!) transformam-se em linguagem cifrada para quem te ouve. Por isso é importante não nos apegarmos às nossas próprias crenças, nossos juízos particulares e convicções pessoais. Seu interlocutor pode não ter a menor idéia do que você está falando e, para piorar, dificilmente ele vai confessar este descompasso.

Em alguns casos as pessoas não encontram brecha para pedir esclarecimentos e preferem seguir com o pouco (ou nada) do que foi falado.
Em alguns a vergonha de parecer burro ou ignorante é mais forte que o risco de se comunicar errado (tanto do transmite a mensagem quanto de quem a recebe).
Acredito que o segredo está em prestar atenção em seus receptores e adequar a mensagem ao dialeto deles. Ser humilde, conectar-se com as aspirações, contexto, valores e crenças das pessoas. Fazer algumas perguntas também pode ajudar muito.

Dica:
1. É melhor perguntar e parecer ignorante do que permanecer ignorante. O primeiro demonstra interesse o segundo cria riscos desnecessários.
2. Conheça o público com quem está falando, procure perceber se o que você disse ficou realmente entendido.
3. Procure entender a necessidade do seu cliente, pergunte, esclareça e tenha a certeza de que o que ele precisa foi realmente o que você entendeu.
4. Não segure a informação, compartilhe.

Evitar falhas na comunicação economiza tempo, minimiza o retrabalho e traz mais satisfação para todos.

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