Augi Marketing

O ápice da inovação

A tradução literal de chairman é "homem da cadeira". Seu primeiro registro escrito na língua inglesa data de 1654, mas sua origem histórica é mais antiga.

Antigamente, na sala do trono, existia uma única cadeira, onde se assentava a autoridade máxima, o rei, enquanto o resto da corte permanecia em pé. Porém, reis eram transitórios, enquanto o trono, ou sua representação física, a cadeira -- era permanente. Daí, quem era o rei? Aquele que estivesse sentado na cadeira: o chairman.

A partir da década de 60 surge a sigla CEO - Chief Executive Officer

Officer= oficial (qualquer funcionário com autoridade).

Chief = chefe (o principal).

Executive= executivo (o que tem por função executar um trabalho).

O CEO é, portanto, o principal funcionário executivo, o de posto hierárquico mais alto, ou melhor, o presidente da empresa.

Qual a diferença, hoje, entre o chairman e o CEO?
O CEO tem uma função contínua: a de se certificar, dia após dia, que seus diretores estão fazendo o que se espera que façam, e a de tomar a decisão final caso seus subordinados discordem de algum assunto ou tenham dúvida quanto à melhor solução. Já o trabalho do chairman é temporário: ele só é chairman quando preside uma reunião do conselho de uma empresa. No resto do tempo, o chairman até conserva o prestígio do título, mas não tem funções executivas. É por isso que, em muitas empresas, a mesma pessoa tem as duas funções: de CEO e de chairman.

(0) Comments

Postar um comentário